sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O mesmo Instituto de pesquisa que realizou e publicou em Rio do Fogo, Instituto Perfil foi condenado por manipular pesquisa em Taipu e outros municípios do RN.


UM DIA APÓS a Justiça Eleitoral ter concedido uma sentença negativa à coligação União por Natal, de Carlos Eduardo Alves (PDT), condenando-a por manipulação de pesquisa eleitoral, ontem foi a vez das empresas Perfil Pesquisas e RN Gráfica receberem uma condenação, acusada de favorecer irregularmente o candidato ao cargo de prefeito de Taipu, Joãozinho Melo (PSB).
A decisão foi do juiz da 46ª Zona Eleitoral, Reynaldo Odilo Martins, enquanto a ação é de autoria da coligação Vitória do Povo. Em sua sentença, Martins afirma que a pesquisa registrada com o número RN- 00096/2012, em Taipu, desrespeitou os critérios de proporcionalidade e isonomia em relação à quantidade de entrevistas, em razão da coleta de amostras ter sido inferior na área urbana em relação à zona rural.
Os autores da ação argumentaram que, apesar da pesquisa indicar uma divisão “Urbano x Rural” seguindo os dados do censo 2010 do IBGE, expôs o contrário. Para a Vitória do Povo, o artifício é uma forma de favorecer “um ou outro candidato”, pois a quantidade de eleitores na área urbana de Taipu representa mais de 60% do total de eleitores.
A coligação autora também argumenta que a área rural recebeu privilégio por o atual prefeito de Taipu, Sebastião Ambrósio (Bastinho) morar nessa região, mais especificamente no povoado de Serra Pelada, onde 45 pessoas foram ouvidas.
Bastinho apoia a candidatura de Joãozinho Melo.
O Ministério Público deferiu o pleito da Vitória do Povo.
Como um exemplo, o juiz citou que, em Serra Pelada, onde a quantidade de eleitores corresponde a 7,88% do eleitorado municipal, foram colhidas 45 amostras de intenção de voto.
Já na localidade de Cachoeira, com 11,04% do eleitorado, foram registradas 19 amostras de intenção de voto.
Qualquer irregularidade verificada no que diz respeito à base científica da coleta de dados acarreta em suspensão da divulgação de pesquisas.
Caso descumpra a sentença, a coligação pode receber uma multa de R$ 50 mil.

FONTE: http://www.blogdobg.com.br/2012/09/perfil-e-condenado-por-manipular-pesquisa-em-taipu/

 DO BLOG:

Foi divulgado alguns dias atrás, em praça publica peço prefeito de Rio do Fogo e outros meios de comunicação o resultado de uma pesquisa, encomendada por uma associação localizada no distrito de maracajau , município de Maranguape, ASSOCIACAO COMUNITARIA E CULTURAL DE MARACAJAU (JORNAL O LITORAL)  pesquisa esta feita pelo instituto de pesquisa Perfil, na qual , essa empresa PERFIL foi condenada por manipulação de resultados no município de Taipu e outros municípios do RN, com intenção de favorecer prefeitos e já sofrendo penalização pela justiça eleitoral por comprovar fraude na pesquisa.

Nenhum comentário: