sábado, 31 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011: Rosalba enfrenta desgaste administrativo, mas ganha apoios políticos

O ano de 2011 foi difícil para a governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Ao assumir o comando do Executivo, a democrata se deparou com muitas dívidas, as quais o decorrer do primeiro ano foi insuficiente para quitá-las. A crise financeira provocou um grande desgaste administrativo para a gestora.
As principais dificuldades enfrentadas por Rosalba foram: as greves dos servidores, que reivindicam a implantação dos planos de cargos, carreira e salários aprovados pela Assembleia Legislativa (AL); as dívidas com os programas sociais, que estão praticamente parados no estado; e o relacionamento político com o vice-governador Robinson Faria (PSD), que rompeu com a gestão.
Em contrapartida, a democrata acumulou vitórias políticas. Apesar de ter saído das urnas com minoria na Assembleia Legislativa (AL), a gestora conquistou a maioria maciça da Casa, com a adesão do PMDB ao governo. Além disso, deverá iniciar 2012 com novas adesões. O PR, do deputado federal João Maia, é dado como certo na base governista para os próximos anos.

Nenhum comentário: