sábado, 27 de outubro de 2012

Apagões: falta de planejamento motivou todos



O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, ao comentar o apagão da madrugada de ontem, fez distinção entre os eventos ocorridos no governo FHC e os do governo Dilma.

De acordo com sua análise, há uma diferença que considerou importante: no governo tucano, foi um racionamento, uma crise de abastecimento de energia e, no atual, as interrupções que já viraram rotina são provocadas por falhas ou acidentes no sistema. Segundo ele, há energia.
Da mesmo forma que um paciente deitado numa maca de hospital à procura de atendimento dificilmente questiona se o enfermeiro é funcionário público ou terceirizado, o consumidor de energia pouco quer saber o motivo da falta de fornecimento em sua casa, sua empresa ou sua cidade inteira.
Pouco adianta, agora, a preocupação de querer definir se o apagão tucano é pior ou melhor do que o apagão petista. São ambos deficiências de planejamento dos dois governos.
No caso de FHC, como se sabe, o governo priorizou o ajuste fiscal a despeito de investimentos no setor – aliás, requeridos pelo ministro de Minas e Energia (Rodolpho Tourinho) àquela época. Ele ouviu um sonoro “não” do então dono do cofre, Pedro Malan, e o país ficou contando megawatt, como quem conta moedas, por mais de um ano.
Dessa vez, os sucessivos “apaguinhos” têm a mesma causa: falta de investimentos. O sistema está vulnerável a qualquer passarinho que pousa num fio. Ou a uma seca prolongada.

Nenhum comentário: