terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Agricultores perdem 80% da safra em 2011

Renata Moura - Repórter

As chuvas que caíram no Rio Grande do Norte neste início de ano provocaram o alagamento de toda a área plantada com jerimum na região do Vale do Punaú e uma perda de aproximadamente 80% na produção, o equivalente a 3.600 toneladas do produto. O prejuízo é estimado em no mínimo R$ 3 milhões e afeta diretamente 300 famílias que têm a cultura como principal fonte de renda no distrito e no entorno.
Produtor usa barco para retirar os jerimuns que boiam em área de plantão inundada. Plantadores atribuem problemas ao assoreamento do rio Punaú
Distante cerca de 70 Km de Natal, o Vale do Punaú é distrito do município de Rio do Fogo e, segundo informações extra-oficiais,  é a maior área produtora de Jerimum do RN. Por safra, são cerca de 250 hectares plantados e uma produção estimada entre 4 mil e 4,5 mil toneladas.  Há pelo menos três anos, o “inverno” provoca, no entanto, perdas na região.

O presidente da Associação dos Produtores, João Batista Bandeira Gomes, explica que o problema é que os rios Punaú e Piranhas acabam transbordando com o excesso de chuvas e a água inunda a área. “Os rios são assoreados. E é por isso que ocorre os alagamentos”, diz ele, acrescentando que nenhuma providência foi tomada até agora para evitar que o problema se repita. E pegue os agricultores de surpresa. “Estamos sem saber o que fazer”.

Nenhum comentário: