domingo, 25 de janeiro de 2015

Sertão Paulistano

“Estoque de água na Grande São Paulo cai 74% em um ano” é a manchete do Estado de S.Paulo. Ao lado, outra reportagem na primeira página avisa que “para evitar racionamento de energia, represas terão que dobrar”. O volume dos reservatórios das hidrelétricas no Sudeste e Centro-Oeste terão que sair de 17,28% atualmente para 35% até abril para que o país consiga evitar o racionamento.

A Folha traz na manchete a informação de que “Seca atinge metade das regiões metropolitanas”. Rio, SP, BH, Recife, Campinas são algumas das regiões atingidas. Cinco das dez maiores regiões estão sofrendo os efeitos da seca. Informa que, em São Paulo, “todos os reservatórios chegarão a zero em cinco meses caso seja mantido o atual ritmo de chuvas e consumo”.

A presidente Dilma, que tem mantido silêncio em época de tantas crises, disse a assessores que o ajuste durará dois anos. Na terça-feira, na primeira reunião ministerial, ela vai defender o ajuste fiscal. Em Davos, o ministro Joaquim Levy disse que o “Brasil decidiu mudar”, informa O Globo em chamada na primeira. Na manchete, o Globo diz que “falta de água já afeta 46 milhões de brasileiros” e informa que a “produção industrial e de energia devem ser prejudicadas”. Há quase mil municípios em estado de emergência por causa da crise hídrica.

O Estadão traz também na primeira página uma entrevista com Armínio Fraga em que ele diz que “Levy é uma ilha cercada de mediocridade”, e criticou a crise de valores: “É mensalão, é petróleo, como se tudo fosse muito natural, não é”. O Tribunal de Contas da União está tentando reverter a decisão tomada de punir executivos e ex-executivos da Petrobras no caso Pasadena. O novo relator do caso é o governista Vital do Rêgo. 

Matheus Leitão

Nenhum comentário: