Por Emanuel Neri
Quem pensava que São Miguel do Gostoso era uma espécie de “Casa de Noca”, onde todo mundo manda e ninguém respeita ninguém, estava redondamente enganado. A blitz moralizadora que a Polícia Estadual de Trânsito fez hoje (6/11) na cidade mostra exatamente o contrário.
São Miguel do Gostoso também vai entrar nos eixos do trânsito e, quem andar com carros, motos, bugues e quadriciclos sem documentação, terá seus veículos apreendidos. Também serão apreendidos motos com canos de escape adulterado.
Na blitz de hoje, a Polícia de Trânsito chegou sem causar muito barulho, por volta das 10hs. Até às 12h30 pelo menos 21 motos, bugues e quadriciclos foram apreendidos.
Além destes veículos, dezenas de carteiras de habilitação e documentação de veículos foram apreendidas. Na maioria dos casos, os motoristas dirigiam sem capacete -no caso de motos -, ou havia outro tipo de irregularidades em seus veículos.
A partir de agora, estas blitz em São Miguel do Gostoso vão ser feitas com regularidade. É provável que a cada 15 dias –ou até mesmo a cada semana - uma nova blitz seja realizada. Preparem-se porque muito mais motos serão apreendidas.
Esta blitz desta quarta-feira é resultado da audiência pública sobre segurança pública, realizada há cerca de um mês, em São Miguel do Gostoso. Na ocasião, a população fez apelos à polícia para que o trânsito da cidade fosse moralizado.
Na audiência pública, o comandante da Polícia de Trânsito, coronel Francisco André de Freitas, prometeu “moralizar” o trânsito da cidade, em especial o de motos que andam em alta velocidade, fazendo “cavalos-de-pau" (foto) e com canos de escape adulterados.
O comandante da Polícia de Trânsito também prometeu tomar providências contra quadriciclos – este tipo de veículo destina-se à atividade agrícola e não tem autorização para andar em ruas. Aqui é comum ver menores dirigindo estes veículos.
As agências que alugam quadriciclos em São Miguel do Gostoso não têm a menor preocupação com uso destes veículos por menores – muitas vezes são vistas crianças dirigindo estes veículos. É é comum ver quadriciclos nas praias, que é igualmente proibido.
A blitz desta quarta-feira foi comandada pelo próprio coronel Freitas. Ele veio a São Miguel do Gostoso acompanhado de 18 homens da Polícia de Trânsito. Trouxeram dois caminhões “boiadeiros”, para levar veículos apreendidos, além de caminhonetes.
O próprio coronel Freitas promete pôr ordem e acabar com abusos no trânsito de São Miguel do Gostoso. Além de motos com canos adulterados, é comum estes veículos – além o carros e bugues - trafegarem também pelas praias, muitas vezes dirigidas por menores.
Nas próximas blitz, a Polícia de Trânsito promete apreender veículos que estejam circulando nas praias. A Polícia de Trânsito também quer criar regras para disciplinar o trânsito na cidade, impondo limite de velocidade e áreas em que estacionamento será proibido.
O sub-tenente Édson, comandante da PM em São Miguel do Gostoso, teve um papel importante na blitz de hoje. Juntamente com o comando da Polícia de Trânsito, ele indicou o dia para realizar a blitz. Édson estava de férias e foi convocado para esta ação.
Depois do que se viu nesta quarta-feira nas ruas de São Miguel do Gostoso, recomenda-se que motoqueiros e motoristas passem a respeitar as leis de trânsito. Os próprios motoqueiros da cidade não andam com capacete – e alguns não têm habilitação.
Cena de violência
No final da tarde de ontem, aconteceu mais uma cena de violência em São Miguel do Gostoso. Uma garota de apenas 13 anos esfaqueou outra jovem, de 17 anos, devido a desentendimento entre as duas. A jovem ferida foi levada às pressas para o posto de saúde.
A vitima foi ferida no rosto. Ainda não se sabe o motivo da briga entre as duas jovens. A polícia suspeita que as duas se desentenderam por causa de um namorado. É lamentável que este tipo de violência, envolvendo menores, ocorra nesta cidade.
PUBLICIDADE
Nenhum comentário:
Postar um comentário