quarta-feira, 26 de março de 2014

Câmara de Vereadores cassa prefeito de Campo Grande; "É um golpe", diz

O prefeito de Campo Grande (MS), Alcides Bernal (PP), foi cassado pela Câmara Municipal no início da madrugada desta quinta-feira (13) por 23 votos a 6.
Os vereadores tiraram o mandato de Bernal por meio de uma Comissão Processante, que o acusou de irregularidade em contratos emergenciais - sem a exigência de licitações - firmados com três empresas que abasteciam as creches da cidade com gás de cozinha e alimentos.
Para a Comissão Processante, Bernal teria inventado a situação de emergência para a contratar as empresas, omitido ou negligenciado na defesa da prefeitura e ainda procedendo "de modo incompatível com a dignidade e o decoro do cargo".
Bernal defendeu-se num discurso que durou pouco menos de uma hora. Ele disse que a CPI criada era fruto de uma trama política orquestrada pelo PMDB, partido que comandou a prefeitura nas duas últimas décadas.
"Isso aqui é um golpe", afirmou Bernal, que deixou o prédio da Câmara antes do início da votação. Ainda na defesa, o prefeito criticou desafetos políticos e a imprensa local – dois sites de notícias e um jornal impresso, que até o ano de 2012 teriam recebido da prefeitura, juntos, cerca de R$ 1,6 milhão.
O vice de Bernal, Gilmar Olarte, também do PP, assume a prefeitura ainda nesta manhã, informou o presidente da Câmara, Mário César, do PMDB. Embora sejam do mesmo partido, Olarte e Bernal não conversam há quase um ano. O prefeito cassado acusa o vice de ter se alinhado ao PMDB e de ter participado da suposta trama para derrubá-lo. Gilmar Olarte nega a acusação.

Briga na Justiça

O relatório da comissão produzida pelos vereadores foi entregue ao Ministério Público Estadual no fim do ano passado, que ofertou denúncia contra o prefeito, mas a Justiça não acatou a proposta.
Na véspera do Natal passado, os vereadores iriam julgar o pedido de cassação de Bernal, mas por força judicial definida pelo Tribunal de Justiça de MS, a sessão foi barrada. A Câmara recorreu ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), que acatou a retomada do julgamento antes negado pela corte estadual.
Alcides Bernal tentou recorrer no STF (Supremo Tribunal Federal), mas o ministro que agiu no caso, Joaquim Barbosa, recusou o propósito ontem à tarde.
O vereador José Orcírio dos Santos, o Zeca do PT, que governou MS por duas vezes, disse que Bernal "sofreu golpe político".
Ampliar

Conheça deputados que renunciaram para evitar a cassação 18 fotos

13 / 18
O deputado federal Asdrúbal Bentes (PMDB-PA) renunciou ao mandato na Câmara no dia 26 de março de 2014, antes que a Mesa Diretora da Câmara se reunisse para decidir se abriria um processo de cassação contra ele. Asdrúbal foi condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a 3 anos e 1 mês e 10 dias de prisão no regime aberto por oferecer laqueaduras em troca de votos e antes de renunciar afirmou: "Não saio pela porta dos fundos. Saio de cabeça erguida. Não são 13 votos de 13 laqueaduras que vão derrubar 85 mil votos" Leia mais Pedro Ladeira/Folhapress

Nenhum comentário: