quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Ex- deputado João Maia é alvo de busca e apreensão na Operação Via Trajano


O presidente do diretório estadual do PR no Rio Grande do Norte, João Maia da Silva, é alvo da Operação Via Trajana, deflagrada na manhã desta terça-feira, 31, pelo Ministério Público Federal e a Polícia Federal, que mira supostas irregularidades em obras de rodovias. Ele é pré-candidato a deputado federal. Ao todo, 27 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos na Grande Natal e em outros sete estados.

“O trabalho é um desdobramento da Operação Via Ápia e o objetivo é reunir provas a respeito do envolvimento de outras pessoas em possíveis desvios de recursos públicos e lavagem de dinheiro no contrato de obras rodoviárias no Rio Grande do Norte”, afirma o MPF, por meio de nota.

A Via Ápia foi realizada em novembro de 2010 e resultou no ajuizamento de denúncias e ações de improbidade contra 25 envolvidos, dentre os quais o ex-chefe de engenharia do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit/RN), Gledson Golbery de Araújo Maia, e o ex-superintendente regional do Dnit, Fernando Rocha Silveira, além de integrantes de empresas como a Constran, Galvão, Construcap e ATP Engenharia. As acusações incluem os supostos crimes de formação de quadrilha; peculato; corrupção ativa e passiva; lavagem de dinheiro; e fraudes a Lei de Licitações.

De acordo com a Procuradoria, a ‘nova operação é resultado da celebração de acordos de colaboração premiada do MPF com alguns dos já investigados, bem como da quebra de sigilos fiscais e bancários’. O nome remete à Via Trajana, também conhecida como Via Romana, que era a extensão da Via Ápia.

COM A PALAVRA, JOÃO MAIA

O presidente estadual do PR, João Maia, emite nota nesta terça-feira (31), sobre operação que resultou em mandado de busca e apreensão em sua residência:

À minha família, aos amigos e a todos os conterrâneos do Rio Grande do Norte: Hoje, às seis da manhã, minha família foi acordada com mandado de busca e apreensão. Soube por terceiros, como sempre, que se trata de desdobramento de uma delação sobre um processo que se desenrola desde 2009.

Estadão

Nenhum comentário: