sábado, 11 de outubro de 2014

Primeiro exame do Ministério da Saúde indica que africano não tem ebola

O Ministério da Saúde divulgou nota na manhã deste sábado (11) informando que o exame para diagnóstico etiológico do paciente suspeito de infecção pelo vírus ebola teve resultado negativo. O confirmação total, no entanto, só ocorrerá após a realização de um segundo exame, coletado após 48h da primeira amostra. Em caso de novo resultado favorável, o paciente sairá do isolamento e o sistema de vigilância dos contactantes será desmontado.
Agência BrasilPaciente está no Instituto Evandro ChagasPaciente está no Instituto Evandro Chagas

O estado de saúde do africano de 47 anos é bom e não apresenta febre. Ele continua mantido em isolamento total no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, no Rio de Janeiro. O caso suspeito de ebola foi notificado na quinta-feira (9), na Unidade de Pronto Atendimento Brasília, em Cascavel (PR). Todas as medidas de biossegurança foram adotadas pelas autoridades para isolamento do paciente e investigação de todas as pessoas que tiveram contatos com ele, a fim de interromper uma possível cadeia de transmissão do vírus.

O homem, identificado como Souleymane Bah, saiu de Guiné, na África Ocidental, no dia 18 de setembro, com conexão em Marrocos, e chegou ao Brasil em 19 de setembro. Por apresentar febre e ter vindo de um dos países com casos da doença, o caso foi classificado como suspeito. O Ministério da Saúde esclareceu que adotou todos os procedimentos necessários para a interrupção de uma possível cadeia de transmissão do vírus e adotou todos os procedimentos previstos no Regulamento Sanitário Internacional.

Nenhum comentário: