segunda-feira, 16 de abril de 2018

ELEIÇÕES 2018

Partidos debatem candidaturas e nomes já surgem
Os que forem definidos terão a difícil tarefa de vencer a rejeição
Por Adriana Ferezim
Eleições deste ano definirão presidente, governadores, senadores e deputados
Crédito: Antonio Trivelin
Eleições deste ano definirão presidente, governadores, senadores e deputados
Terça-feira, 6 de fevereiro de 2018
Desde o final de 2017, os partidos e os políticos da cidade discutem possíveis nomes para serem definidos como candidatos a deputados federais e estaduais, a partir das convenções partidárias que deverão ocorrer em junho. Com o início de 2018, ano eleitoral, as conversas foram intensificadas. Alguns partidos têm reuniões agendadas, para este mês, para iniciar o debate interno.
Uma coisa eles já sabem: os que forem definidos terão a difícil tarefa de vencer a rejeição da população com a classe política, diante de anos seguidos de denúncias de corrupção, principalmente no âmbito federal.
Alguns dos representantes de partidos políticos questionados no final do ano, e nesta segunda-feira (6), pela Gazeta, falaram sobre os nomes dos pré-candidatos que estão surgindo e o presidente da Câmara dos Vereadores, Matheus Erler (PTB), afirmou que não sairá candidato a deputado, por motivos pessoais. “Vou concluir meu mandado na Câmara. Continuarei trabalhando em Piracicaba”, afirmou.
Conseguir um “up” na carreira política é desejo de alguns vereadores. Integrantes do PSDB comentaram sobre possível pré-candidatura de André Bandeira, para deputado federal e de Pedro Kawai, para estadual.
O prefeito Barjas Negri, presidente do diretório municipal, afirmou que todas as discussões sobre pré-candidaturas no partido ainda estão abertas e que a definição dos candidatos será apenas em junho.
A presidente do diretório municipal do PT, Penéloti Mendes, afirmou que, no próximo dia 18, a legenda fará uma reunião para definir os filiados que podem disputar os cargos nos Legislativos Federal e Estadual. “Vamos analisar os perfis dos que se apresentarem como pré-candidatos e podemos definir também apoiar candidatos da região”, afirmou.
A REDE também fará reuniões e já conta com quatro nomes de pessoas interessadas em disputarem o pleito e ainda há mais uma filiada analisando a possibilidade. “Nossa decisão final será em maio, pouco antes da convenção que definirá oficialmente os candidatos”, disse Simone Dias Lantana, que foi candidata pelo partido à vice-prefeita na última eleição municipal.
Seu nome é cotado para uma eventual pré-candidatura a deputada federal. O ex-vereador Paulo Camolesi é um dos pré-candidatos a concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo, como também os filiados Carlos Silva e Julio Menezes.
No Solidariedade, José Luiz Ribeiro, que ficou como suplente na última eleição para deputado federal e é o atual secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho, deverá concorrer novamente ao cargo no Câmara dos Deputados. Nos bastidores, o nome dele já é cotado como o pré-candidato do partido.
A indefinição ainda está para o nome que será escolhido pelo partido para concorrer ao Legislativo Estadual. As informações dão conta de que a legenda ainda está analisando as possíveis candidaturas dos vereadores Ary de Camargo Pedroso Júnior e Dirceu Alves da Silva. Mas a ideia seria lançar um único nome.
No PSD, o vereador Paulo Campos afirmou que o partido já está discutindo sobre as pré-candidaturas. Uma possibilidade é que o ex-candidato a prefeito, Luciano Almeida possa ser o pré-candidato a deputado federal e Campos, o pré-candidato a deputado estadual. “Só definiremos mesmo em junho, na convenção”, comentou.
O PHS pode optar pela coligação com o PPS, conforme o vereador Wagner Oliveira, o Wagnão. No caso de isso ocorrer, o pré-candidato deve ser Roberto Morais, que deverá disputar a reeleição na Alesp. O PP, segundo o vereador Capitão Gomes, deverá apoiar candidatos indicados pelo partido.
O PMDB não deverá contar com candidato a deputado estadual na cidade, conforme o vereador Gilmar Rotta. Nos bastidores, como pré-candidato a deputado federal é analisado o nome de Fausto Longo, que não confirmou, nesta segunda-feira, a possibilidade. O vereador Laércio Trevisan Júnior informou que gostaria de ser o pré-candidato a deputado estadual pelo PR, mas não o será por motivos de saúde, que o levaram a pedir afastamento das atividades da Câmara.
Ele afirmou que o partido poderá não ter candidato e coligar com o PSB, que, por sua vez, poderá contar com uma possível candidatura do ex-prefeito Gabriel Ferrato, que avalia a possibilidade de ser pré-candidato a deputado federal ou a estadual. No PCO, a militante Marina Madeira afirmou que os nomes dos pré-candidatos a deputados do partido serão definidos apenas em maio.
O PV ainda vai discutir se o deputado federal, Antônio Carlos Mendes Thame, será pré-candidato à reeleição e conforme o presidente do diretório municipal, João Amaurício Pauli, ainda deverá analisar um nome para deputado estadual. A Gazeta não conseguiu contato, nesta segunda-feira, com as demais legendas municipais.

Nenhum comentário: