segunda-feira, 9 de junho de 2014

Ambiente monitorado

Centro de Comando de Porto Alegre terá 2,1 mil câmeras para cobertura durante a Copa do Mundo












Foi inaugurado na manhã desta segunda-feira (dia 2) em Porto Alegre, o novo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), local que vai coordenar as ações de segurança pública, emergências e defesa durante a Copa do Mundo. O ambiente, localizado na Rua Voluntários da Pátria, sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul, terá uma sala operacional com telões para 2,1 mil câmeras de monitoramento, vigiando 400 pontos diferentes da cidade 24 horas por dia, sete dias por semana. O início das operações está marcado para o dia 9 de junho, data prevista para a chegada da seleção do Equador, que ficará hospedada em Viamão, na Região Metropolitana, durante o Mundial.
A capital gaúcha sediará cinco jogos, quatro da primeira fase e um das oitavas-de-final, entre os dias 15 e 30 de junho. A Copa do Mundo ocorre de 12 de junho a 13 de julho.
Inicialmente, as operações no CICC começam com o uso de 101 câmeras e chegam a 2,1 mil, ainda durante a Copa. Os equipamentos serão instalados gradativamente por meio de convênios com EPTC, Concepa, Trensurb, Inter e Grêmio. "Todo o sistema, mediante convênios, vai se estender a um número bastante expressivo", sustentou o coordenador da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge) e delegado da Polícia Federal Sérgio Henrique Silva da Silva.
As imagens gravadas ficarão armazenadas por um período de 60 dias. Cerca de 270 servidores serão escalados para trabalhar no CICC e passarão por um treinamento específico para manusear e compreender o funcionamento da nova tecnologia.
O investimento, segundo o governo, é de R$ 40 milhões, oriundo do Ministério da Justiça. Ao todo, serão 32 órgãos da Segurança Pública, Saúde e Mobilidade Urbana atuando de forma conjunta durante o Mundial. "No dia 9 [de junho] nós teremos nosso primeiro evento relacionado a Copa, em status operacional máximo, que nós denominamos. Hoje nossa operação é em status operacional mínimo ainda. Até lá, todas as câmeras estarão totalmente integradas e a disposição para serem utilizados na operação Copa e o que é mais importante, no pós Copa", afirmou ao G1 o diretor do Departamento de Comando e Controle Integrados da SSP, coronel Antonio Scussel.
De acordo com a SSP, haverá 5.235 servidores da segurança durante a Copa na capital. Além dos servidores do CICC, ainda serão escalados para trabalhar 2.346 policiais militares, 700 policiais civis, 200 bombeiros, 50 do Instituto-Geral de Perícias, 575 da Polícia Federal, 300 da Polícia Rodoviária Federal, 144 da Guarda Municipal e 650 da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Entre as áreas que terão atenção especial das autoridades de segurança são os arredores do estádio Beira-Rio, palco dos cinco jogos da Copa, a Fan Fest, que será montada no Anfiteatro Pôr do Sol, além dos três hotéis credenciados para acomodarem o staff da Fifa, as delegações e seleções dos países que estarão em Porto Alegre.

Nenhum comentário: